TechEd North America 2014 – como foi.

clip_image001

Olá,

Depois do retorno dos EUA e de alguns contratempos pessoais consegui parar para postar sobre o evento mais importante que já participei na minha carreira.

Foi o segundo ano que fui chamado para trabalhar como TLG – Technical Learning Guide no TechEd North America. E como eu tinha falado num post anterior, esse ano foi em Houston no Texas! E esse ano, fui o único brasileiro chamado para trabalhar nessa função.

O evento é simplesmente fantástico, e falo isso em todos os aspectos. Organização, palestras e palestrantes, expositores, laboratórios, confraternizações e principalmente networking.

A viagem a Houston foi cansativa, quase 30 horas da saída de casa até chegada no hostel, mas valeu muito a pena. A recepção no aeroporto já mostrava que estava para ver muitas novidades e tecnologia!

clip_image003

Cheguei no sábado, mas com os atrasos do voo e malas não consegui chegar a tempo para o MCT Day, (o qual sei já que foi muito bom). Me contentei com uma visita no The Galleria para visitar a Microsoft Store lá.

clip_image005

Foi no domingo pela manhã que a maratona começou, começando pelo credenciamento como Staff. E recebendo todo o material, polos e botões com as especialidades que iria usar no evento. Até ganhei a tag de TechEd Alumni, que só recebe quem já tem mais participações no evento e dá direito a alguns agrados durante o evento, como a entrada no Lounge Alumni.

clip_image007

Domingo (11/05) a tarde já trabalhei no setor de Hands-on Labs. Domingo não é um dos dias mais cheios, pois o evento nem começou oficialmente ainda, mas o HOL já está aberto e também é um dia dedicado as Pre-Conference Seminars, que são palestras pagas além da inscrição, das 9:00h às 17:00h com nível 400 sobre diversos temas.

Na segunda, dia 12, a expectativa já começou cedo com o Key Note, que foi aberto por Brad Anderson, Corporate Vice President, da Microsoft. E ele tem um jeito diferenciado de passar seu recado. Foi bem interessante.

clip_image009

Ele inicia falando sobre a explosão de Devices, Tablets e Smartphones, as empresas tem que estar preparadas para um novo conceito “Mobile First, Cloud First”. Falou sobre os esforços nas ferramentas da Microsoft para aproximar IT Pros, Devs e Usuários. Explicou as melhorias no Azure em Infra e anunciou o Azure Files, que é a capacidade de criar compartilhamentos SMB no Azure para acesso a arquivos por SMB.

clip_image011

Em seguida passou a palavra para Matt McSpirit (https://twitter.com/mattmcspirit), que é Technical Product Manager em Núvem para explicar com mais detalhes sobre Hyper-V Recovery Manager e as demais novidades (http://azure.microsoft.com/en-us/services/recovery-manager/) (http://azure.microsoft.com/blog/) entre elas:

  • ExpressRoute em GA (Generally Available)
  • Melhorias do Azure Networking em GA
  • – Suporte a mais de uma VPN Site-to-Site
  • – Conexão entre redes virtuais do Azure VNET-to-VNET
  • Novos template de VMs A8 e A9 em GA
  • Serviço de Gerenciamento de Cache em GA
  • Azure RemoteApp em PP (Public Preview)
  • API Management em PP
  • Azure Files em PP
    Foi falado sobre Azure RMS (Right Management Services) e Azure RemoteApp em mais detalhes.

clip_image013

Brad Anderson (https://twitter.com/InTheCloudMSFT) voltou para apresentação da Cortana do Windows Phone 8.1, que já tinha ocorrido no Build 2014, mas foi divertido, ele pedindo pra lembrar de ir no jogo com um amigo e a Cortana avisando ele que naquele horário ele tinha jantar romântico com a esposa hehehehe.

Adam Hall (https://twitter.com/Adman_NZ) veio para falar das melhorias e novidades do Azure Active Directory. Focou falando nos relatórios de segurança, novos sincronismos e controle de autenticação na núvem.

Além disso ainda tivemos a parte Excel Power Map, Power BI, Office Graf. Também foi demonstrado sobre a união do Office 365 e Intune e os grupos do Yammer no Outlook.

Encerrado o Key Note, fui para as primeiras palestras, FND002 – Enabling Enterprise Mobility with Windows Intune, Microsoft Azure, and Windows Server, com Adam Hall. Palestra muito técnica e interessante, focada no gerenciamento de devices e aplicativos, juntando as possibilidades On-Primeses com Azure. Falou de Azure RemoteApp, Intune + ConfigMgr e demonstrou dispositivos Apple e Android por essas duas ferramentas.

clip_image015

E ai não teve jeito a casa caiu e me descobriram por lá.

Fui fichado, cometi crime contra a tecnologia hahahaha, só se for a dos concorrentes 😛

clip_image017

Foram dezenas de palestras que consegui acompanhar, pra quem quiser se atualizar, todas as palestras estão disponíveis para visualização e download em vídeos e também a apresentação em PPT no Channel9. Sim, TODAS as palestras estão disponíveis gratuitamente online! http://channel9.msdn.com/Events/TechEd/NorthAmerica/2014 Faça seus downloads.

E meu trabalho por lá? Esse ano foi algo inexplicável, as pessoas com quem trabalhei junto, os conteúdos que orientei, foi fantástico. Segue algumas fotos com alguns deles:

1) Trabalhei no ILL – Instructor-led Lab sobre Private Cloud com Matt McSpirit.

clip_image019

2) Fiz 7 outros ILL com Wally Mead, simplismente o ‘pai’ do ConfigMgr, ou poderia dizer do SMS 1.0. Trabalhou 21 anos na Microsoft e esse ano saiu para trabalhar na Cireson, uma empresa que desenvolve complementos para produtos da família System Center. Mal pude acreditar quando soube que ia trabalhar com ele. Sente só isso: http://blogs.technet.com/b/configmgrteam/archive/2009/01/23/wally-mead-s-bio.aspx

clip_image021

3) Trabalhei com Johan Arwidmark, o MVP mais conhecido no mundo quando se fala de MDT e OSD Deployment. (http://www.deploymentresearch.com/About.aspx). Um ídolo em TI, participou com os outros 4 feras do MVA Windows 8.1 Deployment Jump Start (http://www.microsoftvirtualacademy.com/training-courses/windows-8-1-deployment-jump-start). E nesse dia todos os 4 estavam na sala do ILL, Ben Hunter – Microsoft Senior Product Marketing Manager; Michael Niehaus – Microsoft Senior Product Marketing Manager; Johan Arwidmark – Microsoft MVP and Knowledge Factory Chief Technical Architect; Mikael Nystrom – Microsoft MVP and TrueSec Senior Executive Consultant.

clip_image023

4) Trabalhei com Symon Perriman (https://twitter.com/SymonPerriman), o Technical Evangelist mais conhecido da Microsoft. Sua cara está na grande maioria dos eventos e vídeos sobre Private Cloud, System Center e Virtualização. E ele de cara lembrou de mim, até pelo nome disse ele: “Nelson, right?” Owwww.. lembrou do vídeos que gravamos para o Fábio Hara, de feliz aniversário, direto do estúdio do Channel 9 no TechEd 2013 em New Orleans. (https://www.facebook.com/photo.php?v=423308044435110&set=vb.100002677542388&type=2&theater)

clip_image025

E olha que eu estava com moral lá hein, veja só o que me deram nas mãos, qualquer problema eu que acionava os coordenadores da holSystems 😛

clip_image027clip_image029

clip_image031

clip_image033

Vale também um tour pela área dos expositores, muitas novidades, muitos produtos que agregam valor as ferramentas Microsoft. Tinham também por lá os concorrentes. Tinham muitos sorteios, animação e brincadeiras entre cada stand.

clip_image035clip_image037clip_image039clip_image041clip_image043clip_image045clip_image047clip_image049clip_image051clip_image053clip_image055clip_image057

E a organização? Pensa que é simples organizar refeições para 14 mil pessoas ao mesmo tempo. Logística das sessões, ônibus o tempo todo para os hotéis. É impressionante!

clip_image059clip_image061

Olha quem também estava por lá, Karen Juhl (http://www.linkedin.com/in/karenjuhl), Program Manager dos MCTs na Microsoft Corp.

clip_image063

E olha o Woz no TechEd, co-fundador da Apple 😛

clip_image065

E também encontrei muitos Brazucas por lá. Da Microsoft Brasil encontrei o Márcio Bulhões e o Rogério Amancio. Também estive com o super Gison Banin. E o Rafael Bernardes que foi a maior cia durante o evento e nas festas e tours por Houston.

clip_image067

Festas? Em eventos de TI? Caraca, os americanos sabem muito bem como preparar uma festa. Tinha alguma, todas as noites do evento.

clip_image069

clip_image071

clip_image073

clip_image075

E não poderia faltar a festa de encerramento do TechEd, que todo ano é grandiosa. Esse ano ela foi no Minute Maid Park (http://en.wikipedia.org/wiki/Minute_Maid_Park), é o estádio de beisebol do Astros, o time de Houston que disputa a liga. Uma baita estrutura, com show, visitação no campo e muitas atrações.

clip_image077

clip_image079

clip_image081

clip_image083

Jogatina no cassino e zoação com Rafael Bernardes.

clip_image085clip_image087

clip_image089

Olha o JP Clementi (MCP Lead na Corp) por lá no encerramento também.

clip_image091

Contato com o brother de Houston não deu muito certo. Houston we have a problem…

clip_image093

clip_image095

Enfim, post gigante mas acho que deu pra passar um gostinho do que é estar presente num evento desse tamanho.

Até a próxima,

Nelson Rodrigo Krug – MCSE/MCT/MTAC

Advertisements

About Nelson Rodrigo Krug
MCSE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: